Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Ultimas Atualizações
ARS EST CELAREM ARTEM  (13-09-2024)
Contatos  (13-09-2024)
ATENÇÃO NOVIDADES  (13-09-2024)

Rating: 2.8/5 (44 votos)


ONLINE
2





Partilhe esta Página



Total de visitas: 7093
A MATEMÁTICA E A LÓGICA
A MATEMÁTICA E A LÓGICA

             

A LÓGICA E A MATEMÁTICA

 

Hoje dedicamos a todos desde Santarém e pelo menos até Sagres... ou Superbock...

 

Consideremos uma árvore com (g),  galhos e um bando de (p), pássaros. Caso pousem  dois pássaros em cada galho, sobrará um galho vazio; caso pouse apenas um pássaro em cada galho, sobrará um pássaro sem ter galho para pousar. Quantos são os galhos e os pássaros.?

 

Adoro este problema, apenas porque me fez pensar, Évora , atenção...

 

Problema que constitui o epitáfio do geômetra grego Diofante: “Deus concedeu-lhe passar a sexta parte de sua vida na juventude; um duodécimo, na adolescência; um sétimo, em seguida, foi escoado num casamento estéril. Decorreram mais cinco anos, depois disso nasceu um filho. Mas este filho – desgraçado e, no entanto, bem amado! – apenas tinha atingido a metade da idade que viveu o pai, morreu. Quatro anos ainda, mitigando a própria dor como estudo da ciência dos números, passou-os Diofante, antes de chegar ao termo de sua existência”. Pergunta-se: com quantos anos morreu Diofante?

 

Alloah PORTALEGRE, e sua cabecinha pensadora..

 

Se um galo vale 5 reais, uma galinha vale 3 e três frangos valem 1, quantos de cada um se podem comprar com 100 reais, de modo que sejam 100 aves ao todo e pelo menos 1 de cada tipo?

 

BARREIRO, ALMADA.., e coisa e tal

 

Um cavalo e um burro caminhavam juntos, carregando cada um pesados sacos. Como o cavalo reclamava muito de sua pesada carga, respondeu-lhe o burro: De que te queixas? Se me desses um saco, a minha carga seria o dobro da tua, mas se eu te der um saco a tua carga será igual a minha. Quantos sacos cada um deles levava?

MONTEMOR, terra de bom gosto...

 

Numa festa, um grupo de homens e mulheres decide dançar da seguinte maneira: o primeiro homem dança com 5 mulheres; o segundo dança com 6 mulheres e, assim, sucessivamente, até que o último homem dança com todas as mulheres. Se há 10 homens, quantas vezes em média cada mulher dançou?

 

LAGOS, vamos “imbora”

 

Sejam três cavalheiros inteligentes de olhos vendados e cinco discos idênticos, excepto na cor: dois pretos e três brancos. Cada cavalheiro tem preso às costas um disco cuja cor ignora. Serão interrogados sobre a cor do seu disco um a um. O primeiro poderá ver os discos dos dois outros; o segundo só poderá ver o disco do último e este terá que formular sua resposta sem ver coisa nenhuma. Retirada a venda que cobria os olhos do primeiro, ele pode ver a cor dos discos que se acham presos às costas dos outros dois. Errou a cor do seu disco e retirou-se. O segundo olhou a cor do disco do último, errou a cor do seu disco e retirou-se. O último, sem conhecer a resposta dos dois primeiros, mas sabendo que erraram, declarou em voz alta com absoluta segurança a cor do seu disco. Deseja-se saber: Qual foi a resposta do último cavalheiro? Como descobriu ele, com absoluta precisão a cor do seu disco?

 

Esta  vai para os nossos ILHÉUS  ou ILHOA...

 

Um lógico, que estava de férias nos Mares do Sul, certo dia chegou a urna ilha habitada por duas tribos, de princípios contrários: uma, que só dizia a verdade e outra, que só mentia. Ao chegar numa bifurcação da estrada, ele teve de perguntar ao nativo ali postado qual o caminho para chegar a determinada vila. Mas não havia meio de saber se este nativo dizia a verdade ou se mentia. O lógico pensou um pouco e depois fez somente uma pergunta. Pela resposta, ele soube com segurança qual o rumo a seguir. Qual foi a pergunta? Justifique.

 

 Aquele ABRAÇO PARA TODOS VÓS; Participem, divulguem os nossos PASSATEMPOS.

                         PRODUÇÕES PRECISAM-SE!!!

 

Aquele ABRAÇO PARA TODOS VÓS; Participem, divulguem os nossos PASSATEMPOS