Olá a todos e todas que se iniciam nestas artes, se bem que não seja assim...
Todos os dias assisto a pessoas a fazer as ditas, seja em jornais ou em revistas, claro que isso é só para passar o tempo da viagem.
Nós, os mais batidos e os mais velhos que andam nisto, conhcemos alguns truques, além disso manusear um "Tira-Teimas" tornou-se um hábito para esta equipa, que infelizmente já somos poucos, mas se conseguirmos, cada um de nós, recrutar um novo... então será bom, ou melhor, e veremos os nossos passatempos a crescer...
TIPOS DE PALAVRAS CRUZADAS:
1- CRUZADAS DIRECTAS - Cruzadas onde não existem casas brancas.
2 - CRUZADAS INTERPRETATIVAS - Cruzadas clássicas, com ou sem rimas, mas com o mesmo sentido das clássicas.
3 - CRUZADAS TIPO CRUZADEX - Os termos cruzam-se na Horizontal e na Vertical.
4 - MOINHO com ou sem casas negras,
5 - LOSANGO, igual ao MOINHO.
6 -CRUZADAS CLÁSSICAS - Aqui as clássicas dividem-se em três tipos.
Nas cruzadas com casas negras o diagrama fica mais perfeito se as casas estiverem distribuídas uniformemente.
Quanto aos DIAGRAMAS, estes podem ser de 3 x 3 a 6 x 6, estes SEM CASAS NEGRAS, a partir daqui todos eles podem levar casas negras.
REGRAS PARA A PRODUÇÃO de DIAGRAMAS DE PALAVRAS CRUZADAS:
1- Em qualquer diagrama é obrigatoriamente o uso (QUANDO SE JUSTIFICAR O CASO) do Ç (C CEDILHADO), ~~ (TIL) e - - (HÍFEN). Toda a outra ACENTUAÇÃO não é obrigatória, todavia produtores há que tornam o problema mais bonito, utilizando-a.
O que acima é exposto serve também para a decifração.
Em qualquer diagrama que seja produzido com CASAS NEGRAS, o número das mesmas não deve ultrapassar os 20%, (vinte por cento) do TOTAL DAS CASAS, assim num diagrama 11 x 11 (122 CASAS BRANCAS) o total de CASAS NEGRAS não deverá ultrapassar as 24 (VINTE E QUATRO)
Ficam algumas dicas e truques de como decifrar:
Para quem começa, e olha para um diagrama de palavras cruzadas, que lhe parece um bicho-de-sete cabeças, nem sempre um dicionário resolve tudo, mas nada é complicado também, nós é que complicamos. Assim:
1 - Quando não sabemos um sinónimo, ou temos preguicite aguda e não queremos procurá-lo, preencher as casas que ficam em branco com a letra mais utilizada: A (a LETRA A)
2- Atenção ao tempo dos verbos, (TODA A REGRA TEM EXCEPÇÃO, e aqui TAMBÉM, ex.: COCAR - Verbo, COCAR - Adjectivo, OLHAR - Verbo, OLHAR - Adjectivo.), Também os plurais CONFIRMAM a EXCEPÇÃO.
3- E aqui cada um é rei de fazer aquilo que mais gostar, boa sorte, lembrem-se que o importante é fazer pouco mas bem.